Início

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Treinamentos para o manejo dos peixes

         O professor pesquisador Matheus P. Jahn, e os alunos Fernanda Guarezze Debiazi e Maurício Bettio, participantes do Projeto Lacos II, estiveram em treinamentos de identificação de diferenças sexuais e de coleta de sangue em peixes, com o intuito de preparar os alunos e pesquisadores para os trabalhos com peixes que serão realizados no Projeto Lacos II. Estes treinamentos foram realizados no Criadouro Conservacionista de Três Coroas – RS (Figura 1),  e no Multipeixes em Cruzeiro do Sul – RS (Figuras 2 e 3).
 Após a coleta e identificação do peixe, do sexo e da idade aproximada, os peixes são devidamente anestesiados e é feita a coleta de sangue (Figura 4)  para as posteriores análises nos laboratórios da UCS.

         Escolha do peixe: O peixe escolhido para os trabalhos de campo nas Lagoas Costeiras foi o Jundiá (Rhamdia quelen) (Figura 5) devido aos hábitos alimentares, pela fácil obtenção (pesca), pela boa adaptabilidade em laboratório (se necessário for manter alguns animais em laboratório) e pela facilidade com que se diferenciam os sexos (Figura 6).


Figura 1: Criadouro Conservacionista de Três Coroas - RS. Foto: Matheus P. Jahn

Figura 2: Multipeixes, Cruzeiro do Sul - RS. Foto: Maurício Bettio

Figura 3: Pesquisadores do Projeto Lacos II participando da coleta dos peixes no Multipeixes, Cruzeiro do Sul - RS. Foto: Maurício Bettio

Figura 4: Coleta de sangue no Criadouro Conservacionista de Três Coroas - RS. Foto: Paulo Henrique Boff

Figura 5: Jundiá (Rhamdia quelen). Foto: Maurício Bettio

Figura 6: Diferenciação sexual no Jundiá. Peixe da esquerda – macho; peixe da direita – fêmea; diferença na fenda genital. Foto: Maurício Bettio


















Nenhum comentário:

Postar um comentário